Nossas Lojas Atendimento: 62 3945-5575 WhatsApp: 62 98581-7121
 

A saúde começa pela boca

admin 03/03/2017 284 0 0

A saúde começa pela boca

 

A OMS define saúde como o “perfeito bem estar físico, mental e social” do indivíduo. Os fatores determinantes da saúde são tão abrangentes quanto seu conceito – alimentação, moradia, saneamento básico, trabalho, lazer,são alguns exemplos. Pode-se observar que dentre esses fatores existem os que não dependem do indivíduo e os que dependem da sua decisão.

Promover estilo de vida saudável na população é um grande desafio para a saúde pública. Uma das formas empregadas é fornecer informações. Orientações como a importância de se ter um estilo alimentar adequado e controlar o peso, reduzir o consumo de sal (a média do brasileiro é o dobro da recomendada), de açúcar e gorduras saturadas, são exemplos de “dicas” bem difundidas.

Além disso, muitos são os benefícios comprovados da alimentação saudável. Dentre eles: prevenção da hipertensão, diabetes e diversos tipos de câncer, evita a medicalização precoce, melhora a qualidade devida. No entanto a prevalência de pessoas com sobrepeso, obesidade, e/ou morbidades a estes relacionadas continua elevada e com tendências a ascender ainda mais nos próximos anos.

O que nos impede de modificar o nosso comportamento não saudável? Falta motivação? Falta tempo? Falta vontade?

Identificar os obstáculos à implementação dessas mudanças, buscar profissionais que auxiliem a dar um novo passo, considerando nossas particularidades, e sermos realistas quanto ao que é factível são essenciais para o êxito. E ainda, estabelecer como objetivo pequenas mudanças, como ponto de partida, é melhor do que uma abordagem “tudo ou nada”.

Abaixo, em resumo, são apresentados os 10 passos para uma alimentação saudável, publicados pelo Ministério da Saúde:

1.  Faça pelo menos 3 refeições e 2 lanches saudáveis por dia.

2.  Inclua 6 porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo); tubérculos; raízes; pães e massas nas refeições. Dê preferência aos integrais.

3.  Coma pelo menos 3 porções de legumes e verduras nas refeições e 3 porções de frutas na sobremesa e lanches.

4.  Coma feijão com arroz pelo menos cinco vezes por semana.

5.  Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes ou ovos.

6.  Consuma no máximo 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

7.  Evite refrigerantes e sucos industrializados, sobremesas, no máximo 2 vezes por semana.

8.  Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

9.  Beba 2 litros de água por dia.

10.  Pratique pelo menos 30 min de atividade física por dia e evite álcool e fumo.

 


Write a Comment

 
   INSTAGRAM  
Seguir no Instagram